O Choque Elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode não causar nenhuma consequência mais grave além de um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.
Costuma-se associar o “estrago” que o choque pode causar com o nível de tensão, porém o correto é que depende da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo da pessoa durante o choque e do caminho da corrente elétrica pelo corpo. Certamente que quanto maior for à tensão, maior é a probabilidade de ocorrer um dano físico à pessoa, tendo em vista que pela lei de Ohm o aumento da corrente é diretamente proporcional ao da tensão e inversamente proporcional ao da resistência elétrica, ou seja, para a mesma resistência do corpo humano, que é relativamente constante (entre 1300 e 3000 ohms para a tensão de 127 V), se aumentar a tensão, consequentemente a corrente aumentará.
COMPUTAÇÃO DE ALTA PERFÓRMANCE
A Computação de Alta Performance – HPC (do inglês, High Performance Computing), é uma tecnologia aplicada em supercomputadores ou clusters (conjunto de computadores) em atividades, que requeiram recursos de alta capacidade em computação, especialmente de simulações numéricas complexas. Os sistemas HPC em geral, são aqueles cuja performance é de pelo menos alguns teraflops (10¹² flops). O flop é uma unidade de medida utilizada para mensurar a capacidade de processamento de um computador e é dada em “quantidade de operações de ponto flutuante por segundo”.
Nas aplicações de engenharia de computação baseadas nos clusters (Como dinâmica de fluido computacional e na construção de teste visual de protótipos), é comum utilizar a Computação de Alto Desempenho Técnico – HPTC (em inglês, High Performance Technical Computing), A tecnologia HPC vem sendo muito utilizada em computadores ou em conjuntos de computadores de alto desempenho, incluindo negócios que demandam a utilização de supercomputadores como o data warehouse (arquivo de dados digitais, utilizado para armazenar informações).
COMPUTAÇÃO EM NUVEM
LIMITES DA TENSÃO E DA SENSIBILIDADE HUMANA PARA A CORRENTE ELÉTRICA
BAIXA TENSÃO – BT: DE 50 A 1000VCA; DE 120 A 1500VCC
ALTA TENSÃO – AT: MAIOR QUE 1000VCA; MAIOR QUE 1500VCC
LIMIAR DE SENSAÇÃO (PERCEPÇAO): 1mA para CA; 5mA para CC
LIMIAR DE NÃO LARGAR: 9 a 23mA para CA para homens; 6 a 14mA para mulheres
LIMIAR DE FIBRILAÇÃO E VENTRICULAR: Trajeto da corrente elétrica no corpo humano; Tipo da corrente elétrica; Tensão nominal; Intensidade da corrente; Duração do choque elétrico; Resistência do circuito; Frequência da corrente; Trajeto da corrente elétrica no corpo humano.